sexta, 17/11/2017

Debate sobre Gênero, Raça e Violência contra a mulher abre Plenária Nacional da FITES no Piauí Teresina (PI), 25/08/2017

plenaria piaui 01A Plenária Ordinária Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES) está acontecendo nos dias 25 e 26 de agosto de 2017, no Luxor Hotel, em Teresina-PI. A Plenária reuniu 60 participantes/delegados de 12 estados brasileiros. O tema da Plenária é Gênero, Raça e Violência contra a mulher.
 
Na abertura, o presidente da FITES, Edilson Santos Severino, fez a saudação inicial  No primeiro dia de evento a mesa de compôs a mesa com a o presidente do SESAPS-PI, Clenice, da diretoria da FITES e os palestrantes professor Dr. Benedito Junior (UFPI) e professora Mestra Luciana Farias (IFPI).  
 
As palestras de abertura trataram da temática Gênero, Raça e Violência, onde a professora Luciana fez uma abordagem destacando a necessidade de compreender e desconstruir a discriminação e a violência contra as mulheres, pois a questão e gênero é uma construção social e que precisa ser desconstruída essa hegemonia masculina. Num outro momento o professor Benedito Junior fez um apanhado histórico do surgimento do Brasil, mostrando o cenário de exploração, violência e discriminação, principalmente contra os negros, mulheres e pobres. E finalizou destacando a urgência de lutarmos e discutirmos essas questões que levam à violência em casa, na rua ou no ambiente de trabalho.
 
Para encerrar o primeiro dia de debates, foi discutido a Prestação de Contas do ano base 2016 e a Previsão orçamentária para 2018, que foi aprovada por unanimidade pelo plenário.  
 
A programação da Plenária Nacional da FITES segue neste sábado (26) com debates sobre as Reformas Trabalhista, Previdenciária, além da escolha do próximo estado a sediar o Congresso da Federação e encaminhamentos.
 
Por Gleydjane Moura
 
plenaria piaui 02
 
plenaria piaui 03
 
plenaria piaui 04
 
plenaria piaui 05
 

Webmail
Webmail
Nome:
Senha: