quinta, 15/11/2018

Manifestações de resistência por todo o Brasil demonstra a força dos democratas

Por Rodrigo Noel, do Rio de Janeiro

O dia de hoje foi marcado por atos, manifestações e caminhadas por todo o Brasil. O tom era de grande unidade entre os setores democráticos da sociedade civil organizada, com a participação de sindicatos, entidades estudantis, movimentos populares urbanos e do campo, partidos políticos, enfim, uma grande diversidade de pessoas em defesa da democracia.

No Rio de Janeiro tivemos logo no meio da tarde um ato na porta do TRE para denunciar a censura que têm ocorrido nos últimos dias com a perseguição judicial que o campo progressista tem sido vítima no estado. Em seguida unificou a concentração na Igreja da Candelária e seguiu em marcha até a Cinelândia, tradicional palco de manifestações populares na cidade. Já em Salvador os democratas ocuparam a orla e muitas outras ruas. Em São Paulo e muitas outras cidades pelo país não foi diferente.

Ontem (25) uma sub-sede do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ foi invadida, em Campos, no Norte Fluminense. Assistimos também no dia de ontem uma grande ação coordenada da Justiça Eleitoral ao invadir diversas universidades pelo país, além de centros e diretórios acadêmicos e sindicatos de docentes. Foram 17 intervenções em 9 estados da federação. Tal medida foi repudiada até mesmo por ministros do STF, inclusive seu presidente.

O tempo é curto, mas precisamos seguir nas ruas, nos bairros, nos locais de estudo e trabalho, para construir a vitória da democracia e da civilização ante a barbárie, a covardia e o entreguismo.

Quem nos ameaça com retirada de direitos, como 13º, férias, retirada de garantias trabalhistas, educação básica e até mesmo a liberdade de organização com “o fim do ativismo” deve saber que nós viemos de longe. Nossas vidas são marcadas por muitas outras batalhas ao longo da história da humanidade. De gente de muita fibra e luta em busca de uma vida mais digna e plena de direitos, alegrias e compaixão.WhatsApp Image 2018 10 26 at 19.35.42

Vamos dobrar as apostas. A esperança vai vencer o medo!

*Noel é diretor da FITES (gestão 2018-2021)


Webmail
Webmail
Nome:
Senha: