sexta, 22/06/2018

9 de maio | Dia do(a) Sindicatário(a)

Por assessoria de comunicação // Fotografia: Taian Marques

6570

Em todo o Brasil o Dia Nacional do Sindicatário e da Sindicatária, 9 de maio, tem como palavra de ordem a luta em defesa dos direitos e o combate a toda forma de opressão e exploração.

Tão importante data tem origem na Lei nº 11.295, de 09/05/2006, que altera o art. 526 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelecendo o direito de sindicalização para o empregado de entidade sindical.

Uma conquista histórica que fez valer o direito de organização dos(as) trabalhadores(as) sindicatários(as) – sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais.

Um merecido reconhecimento, fruto da luta em defesa da democracia e da liberdade sindical encaminhada pela Fites (Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais e Órgãos de Classe).

charge-sindicatario

O Dia do SINDICATÁRIO e da SINDICATÁRIA é um momento especial para celebrar as conquistas e apontar novas jornadas de luta. Portanto, nesta data o SINDESIND/RN parabeniza os(as) trabalhadores(as) em entidades sindicais e convoca todos e todas para se unirem ao sindicato na caminhada diária por melhores condições de trabalho, salário decente, combate ao assédio moral e toda forma de opressão e exploração.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Vale lembrar que a nossa luta é a mesma de milhões de mulheres e de homens que seguem firmes em defesa de uma sociedade justa e igualitária. Daí a necessidade de caminharmos sempre juntos(as) para fortalecer cada vez mais a batalha por justiça social.

novacharge-sindicatario

Além da luta específica em defesa dos direitos, mais do que nunca, é preciso ir às ruas para reafirmar a luta em defesa da democracia em nosso país.

De um lado, há uma forte pressão da classe trabalhadora e da juventude em defesa da democracia construída ao longo da história do Brasil. De outro, a elite política e a direita fazem de tudo para manter-se no poder e continuar reduzindo a democracia aos interesses dos ricos e poderosos.

Por isso é tão importante fortalecer a batalha em defesa dos direitos e avançar nas conquistas. Mas só conseguiremos ser vitoriosos(as) se estivermos juntos(as) no sindicato e nas ruas levantando as nossas bandeiras de luta. Senão, a gente acaba perdendo o que já conquistou.

VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO…
UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS!

Este é o lema que mobiliza a nossa caminhada por respeito e dignidade, a exemplo da luta contra a reforma da Previdência, que ameaça acabar com a aposentadoria. Além da luta em defesa dos direitos conquistados ao longo da história.

9 DE MAIO | DIA DO(A) SINDICATÁRIO(A)
ARTE, POLÍTICA E PÃO
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários
(Av. Deodoro, 419 – Petrópolis | Próximo ao Nordestão)

18h | Acolhimento e apresentação da atividade

18h30 | Exibição de filme

19h | Rodada de conversa
Mediador: Eduardo Janser – Professor do IFRN

20h30 | Lanche e encerramento


Webmail
Webmail
Nome:
Senha: