quinta, 15/11/2018

Pela ampliação dos direitos democráticos, do acesso a educação e saúde

Por Rodrigo Noel*, do Rio de Janeiro

Enquanto escrevo essa singela nota, chegam notícias de absurdas invasões do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ, em Campos-RJ, e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Ambas protagonizadas pela justiça eleitoral, assim como no final de semana passado no caso do Sindipetro-NF, em Macaé-RJ. Ações semelhantes ocorrem em diversos campi de universidades federais e estaduais pelo Brasil.

 19a8b6ce 620f 4c8e aad5 d6a11bdd91c9Nosso povo trabalhador está diante de uma batalha entre a civilização e a barbárie. Nós podemos escolher um lado. Nós devemos escolher um lado.

 Para combater a violência nossa gente precisa é de geração de emprego e renda, com a certeza da garantia de direitos fundamentais como o 13º salário e férias integrais. Nossa juventude precisa de mais educação com ampliação da rede federal de ensino público e gratuito nos níveis básico, médio e superior. Temos que fortalecer o SUS, uma importante conquista da redemocratização, ampliando o número de leitos e garantindo financiamento adequado para o atendimento de todos e todas. Vamos radicalizar a democracia em defesa dos nossos direitos e pela ampliação deles.

 Os lambe-botas seguem eufóricos. Essa semana já invadiram sindicatos, universidades e seguem truculentos nas ruas, caluniadores nas redes. Derrotamos o autoritarismo e o entreguismo várias vezes na História da humanidade. Dessa vez não vai ser diferente.

 

Em defesa das liberdades democráticas nós seguiremos nas ruas, nas praças, nos locais de trabalho e de estudo, nos bairros, nas comunidades, em todo lugar, por todo o mundo. A esperança vai vencer o medo!

 Nenhum passo atrás. Vamos dobrar a aposta! #ViraVoto

 

*Noel é diretor da FITES (gestão 2018-2021)


Webmail
Webmail
Nome:
Senha: