Institucional

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES)  foi criada em 2003 e desde então tem desenvolvido um trabalho de organização da luta nacional da categoria. Uma das ações de maior destaque  da FITES foi a conquista obtida com a sanção da Lei 11.295/06, que modificou o artigo 526 da CLT  que assegurou o direito de organização dos trabalhadores em entidades sindicais.

Segundo o artigo 526 da CLT, "os empregados do sindicato serão nomeados pela diretoria respectiva ad referendum, da Assembléia Geral, não podendo recair tal nomeação nos que estiverem nas condições previstas nos itens II, IV, V, Vl, VII e VlIl do artigo 530 e, na hipótese de o nomeador haver sido dirigente sindical, também nas do item I do mesmo artigo. (Redação dada pelo Decreto-lei 925, de 10.10.1969)

A conquista do registro sindical representa um marco na organização dos trabalhadores em entidades sindicais e um importante momento para o movimento sindical brasileiro.

São filiados à Federação os sindicatos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa catarina, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rondônia,  Maranhão, Niterói e Juiz de Fora.

Com a solidificação da entidade a luta é pela manutenção dos empregos da categoria sindicatária e dos seus direitos.