O Dia Nacional dos Empregados em Entidades Sindicais é uma das grandes conquistas dos trabalhadores sindicatários de todo país. A lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no dia 09 de maio de 2003, por conta de uma luta dos sindicatos e da FITES, que fizeram várias e difíceis articulações políticas, para conseguir a exclusão do parágrafo da CLT, mais precisamente o artigo 526, que vetava a organização dos empregados em entidades sindicais.  

O movimento sindical brasileiro tem sido alvo do governo fascista de Bolsonaro, que na sua ânsia de calar as vozes de protesto e agradar aos empresários, vem através da medida provisória 873/2019 tentar desmontar a estrutura sindical brasileira, impedindo o desconto em folha à contribuição dos trabalhadores. Porém, com a resistência pela via judicial muito tem sido revertido, dando ganho de causa aos sindicatos.

Neste dia 09 de maio é preciso que os empregados em entidades sindicais e órgãos de classe reflitam sobre a importância de se filiar ao seu SINTES, pois somente uma entidade forte pode fazer os enfrentamentos necessários para manter direitos e avançar onde for possível. Nesses tempos de crise mais que nunca é preciso mobilização e o fortalecimento das entidades sindicais.  Viva o dia 09 de maio, dia do Sindicatário!