No dia 16 de outubro a FITES representada pelo seu diretor de comunicação, Renan Costa, participou de reunião com a Presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Professora Marcivânia (PCdoB-AP).
O objetivo do encontro foi discutir a conjuntura de demissões nas entidades sindicais. “ Hoje acontecem demissões diárias, profissionais com anos de trabalho são desligados de forma unilateral, sem qualquer tipo de diálogo com os Sintes. Temos a consciência de que houve uma redução da capacidade financeira das entidades com fim da obrigatoriedade do imposto sindical, porém, é possível construir saídas. Pois não basta defender os empregos da sua categoria, mas também dos empregados das entidades, já que todos são trabalhadores”, disse Renan Costa.
A Deputada Professora Marcivânia se mostrou sensível à pauta da FITES de defesa dos empregos dos sindicatários, e disse que esse debate precisa ser colocado também em outra instância. “ No dia 28 de outubro vai acontecer uma audiência pública sobre a reforma sindical na Câmara, e na minha visão essa questão dos empregos dos sindicatários precisa ser colocado neste fórum, onde estarão presentes as centrais sindicais e parlamentares. Somente assim, será possível se debater saídas para essas demissões. Portanto, será importante a presença da FITES como convidada oficial desta audiência”, disse ela.
Antes da reunião com a presidente da comissão de trabalho foi feito um trabalho de visitação e entrega de documento relatando a conjuntura de demissões na categoria sindicatária nos seguintes gabinetes: Deputada Gleisi Hoffman (PT-PR), Deputado Vicentinho (PT-SP), Deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), Deputado Alessandro Molon ( PSB-RJ), Deputada Benedita da Silva (PT-RJ), Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), Deputado José Guimarães (PT-CE) e Deputada Maria do Rosário (PT-RS).
É fundamental que esse trabalho de articulação política se fortaleça e se amplie junto aos parlamentares nos estados.