A diretoria da FITES se reuniu virtualmente no dia 28 de outubro para discutir questões importantes para a entidade. De início foram feitos informes sobre a situação dos Sintes nos estados, e as falas foram no sentido de abordar o momento difícil para a categoria sindicatária, onde os patrões sindicalistas apostam nas demissões e na diminuição de direitos para enfrentar esse momento de crise, que se acentuou ainda mais com a pandemia.
Os debates foram também importantes para discutir a questão da próxima plenária, um assunto muito complexo por dois fatores, a pandemia e os poucos recursos financeiros expostos pela secretaria de finanças. Ficou acertada uma próxima reunião em dezembro para se decidir o formato da próxima plenária.
A preocupação dos integrantes da direção são as finanças da FITES, já que muitos sindicatos ainda estão inadimplentes, não por vontade própria, mas pela crise na arrecadação que afeta diretamente os Sintes.
A FITES depende do fortalecimento dos Sintes para se manter ativa, sendo instrumento nacional de luta dos sindicatários. Por isso, entende que o momento exige mais de cada direção sindical, buscando alternativas para seu autofinaciamento. O certo é que a luta deve continuar!