Trabalhadores e trabalhadoras em entidades sindicais comemoram neste 9 de maio o Dia dos Sindicatários. Na atual conjuntura, com tantos ataques aos direitos trabalhistas, nossa categoria é de fundamental importância, na medida em que a força de resistência contra os ataques patronais, em todos os setores, está nas mãos dos sindicatos. Essa relevância já é reconhecida em muitos estados onde alguns SINTES já conseguiram tornar este dia feriado.

 

Trabalhar em sindicato é motivo de orgulho porque essas entidades têm papel fundamental no enfrentamento às explorações praticadas contra os trabalhadores nos setores da indústria, comércio e serviços – sejam públicos ou privados -, e são os sindicatos que levantam barreiras contra a exploração e buscando conquistas e avanços.

 

Este 9 de maio, portanto, é dia dos sindicatários também levantarem suas bandeiras de lutas, porque muitos sindicalistas ainda adotam o lema “casa de ferreiro, espeto de pau”. Defendem direitos para as categorias profissionais que representam, mas retiram diretos e perseguem os trabalhadores das entidades que dirigem, a exemplo do Sindipetro-SE, que demitiu dois dirigentes do SINTES-SE.

 

Nesta data, além da mensagem de luta e resistência, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES) também quer deixar registrado o reconhecimento aos muitos valorosos companheiros e companheiras que, ao longo do tempo vêm construindo coletivamente nossa Federação. Nesse sentido fazemos aqui uma referência à contribuição do ex-presidente da FITES, companheiro Edilson Santos Severino, oriundo do Sindicato dos Bancários de Florianópolis. Ao homenageá-lo na data de hoje, queremos homenagear toda categoria sindicatária.

 

Brasília, 09 de maio de 2024

 

Diretoria Colegiada 

Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais - Fites