A Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES) vem a público manifestar seu total repúdio ao assédio moral sofrido pelas diretoras do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado do Ceará (SINTEC-CE), Ana Paula Pereira Neres e Aila Maria B. Lima, por parte de um diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza. A FITES considera inadmissível que um dirigente sindical, que tem o dever de respeitar os trabalhadores, tenha uma postura desta natureza, de acusações graves e infundadas, que causaram até mesmo problemas de ordem emocional nestas companheiras.
A FITES apoia a ação jurídica do SINTEC-CE contra o assédio moral sofrido pelas diretoras da entidade, por entender que já que não existe consciência de classe por parte de alguns dirigentes sindicais, o caminho é a reparação via judicial, até como forma de mostrar que os sindicatários não vão tolerar esse tipo de atitude covarde, que é o assédio moral.
O Brasil e a classe trabalhadora passam por um dos momentos mais difíceis da sua História, com a retirada de direitos e ataques à democracia, onde seria fundamental a unidade dos trabalhadores. Entretanto, alguns setores do movimento sindical insistem em repetir as mesmas práticas nefastas destes mesmos patrões que tanto criticam.
A FITES reitera sua solidariedade às diretoras do SINTEC-CE, esperando uma ação enérgica da Justiça, bem como uma retratação da direção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, e se coloca à disposição para ações futuras para barrar o assédio moral dentro das entidades sindicais.