No dia 17 de julho, quarta-feira, o SINTESI-RJ, representado pela sua secretária geral, Andrea Figueira, fechou acordo com a direção da Federação dos/as Trabalhadores/as do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (FETRAF) sobre os empregados demitidos pela entidade.
Mesmo com todas as argumentações sobre a importância da manutenção do emprego feito pela secretária geral do SINTESI-RJ, a direção da FETRAF, apesar da importante disposição para o diálogo durante todo o processo de discussão, fechou questão na reestruturação e manteve as demissões. O caminho para o SINTESI-RJ foi então buscar uma compensação indenizatória para os trabalhadores demitidos, após intensos debates foi construída uma proposta que foi aceita pelos trabalhadores da Federação. Além da questão financeira, ficou acordado que todos os empregados poderão utilizar o convênio do plano de saúde durante o aviso prévio.
Em todas as dez reuniões realizadas com a direção da FETRAF o SINTESI-RJ reiterou sua posição contrária às demissões, por entender que é preciso nesse momento de crise financeira por qual atravessa o movimento sindical buscar saídas que não se limitem as dispensas de trabalhadores, muitos com anos de experiência, e que poderiam contribuir para o fortalecimento das entidades.
Os trabalhadores demitidos agradeceram o empenho da Secretária Geral em buscar em todos os momentos o melhor, fato que resultou em uma compensação financeira, que se não foi a ideal trouxe um ganho a mais para todos.
O SINTESI-RJ continuará na luta em defesa dos postos de trabalho e para que todos os direitos dos sindicatários sejam sempre respeitados.